sábado, 14 de abril de 2007

Que coisa é o Search Engine Marketing?

Para situar o alvo de minha paixão, vou compartilhar alguns conceitos tais como SEM (Search Engine Marketing), apenas traduzindo-os do inglês e tendo como fonte o SEMPO.

O fundamento básico para a popularidade crescente desta modalidade de marketing é que os “motores de busca” ou “search engines” têm se tornado parte das nossas vidas.
Segundo o SEMPO, só nos Estados Unidos, são feitas aproximadamente 7.000.000.000.000 (!!!) de buscas por mês, utilizando motores de busca.

Este fenômeno terá muitos impactos, alguns dos quais já começam a se fazer sentir, em minha opinião.
Por exemplo, a educação mudará. Já não será necessário lembrar aquelas intermináveis listas de cidades, rios, estados, montanhas, produtos, estatísticas que meus professores e os seus cobravam na aula de geografia e você acabava esquecendo dos dias depois do teste.

O marketing também já esta mudando.
As pessoas cada vez mais procuram informação, produtos e serviços nas mais diversas temáticas: viagens, finanças, lazer, educação, saúde (os médicos estão percebendo...) e comércio eletrônico, utilizando as search engines.
Google, Yahoo! e MSN são as mais conhecidas empresas na prestação destes serviços, com uma claríssima liderança do Google Inc.

Search Engine Marketing ou SEM, ou Marketing através de Motores de Busca, é o processo de fazer marketing de um sítio web através de motores de busca. As estratégias SEM consistem, em primeira instância em:

- SEO: Search Engine Optimization ou Otimização nos motores de busca e,
- PPC: Pay-Per-Click Advertising ou anúncios de pagamento por clique

O SEO consiste em melhorar ou otimizar o posicionamento do site na lista de resultados orgânicos ou gratuitos dos motores de busca ou search engines.
É aquilo que tenta fazer que seu site fique no topo ou perto do topo quando um consumidor procura o produto que você oferece.
Ainda que muita coisa possa ser feita (de fato, eu presto este serviço aos meus clientes), o principal parâmetro para um melhor posicionamento SEMPRE é a credibilidade do seu site.

Já o PPC é uma modalidade na qual o anunciante paga uma quantidade pactuada com o motor de busca por cada clique que o visitante faz no anúncio. Sendo uma modalidade mais sofisticada como ferramenta de segmentação, ainda no mercado brasileiro, os empresários em geral, não tem uma compreensão cabal do poder formidável do PPC.

Em números redondos, o SEO, que é a mais popular forma de SEM, contabiliza apenas 10% do faturamento, enquanto que o PPC é algo mais do 85%, do total dos US$ 9,5 bilhões gastos em 2006 nos Estados Unidos, com esta nova modalidade de marketing via motores de busca.

Agradeço a Marcio Goldzweig por ter compartilhado comigo ontem esta valiosa fonte de informação que é o SEMPO.

3 comentários:

MaGo disse...

Olá Jorge!

Muito bom você ter colocado em seu blog estas informações. Sigo me aprofundando nos estudos de SEO e SEM - vislumbro um mercado de trabalho promissor aqui no Brasil para estes segmentos. Com o conhecimento do código de programação e seguindo as regras de ética dos serach engines se obtém excelentes resultados gratuitos no Google, Yahoo e MSN.
Um grande abraço!
Marcio Goldzweig

O Blog do Jorge Aldrovandi disse...

Aposte forte, Marcio!
Tem um mercado empresarial impressionante. O Google desembarcou na América Latina e colocou a base operacional em Buenos Aires.
Simplesmente é o sinal que mostra o mercado latinoamericano vai explodir, banda larga mediante.

O Blog do Jorge Aldrovandi disse...

Marcio,
veja a noticia da instalação da terceira unidad operacional neste link: http://www.lanacion.com.ar/economia/nota.asp?nota_id=899645

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