segunda-feira, 16 de junho de 2008

AdWords: Como os consumidores compram?

Da resposta a esta pergunta e da instrumentação inteligente de seu(s) cenário (s) de persuasão depende em boa medida o êxito final de sua campanha com Google AdWords.

Ou seja: de nada vale uma super-fantástica-deslumbrante-bem-sucedida campanha que leva os consumidores adequados ao menor custo possível até a porta de sua loja virtual, de seu site empresarial etc. É preciso conseguir que digam: “Oba! Isto é para mim!” e comprem!

Para compartilhar algumas Idéias & Ferramentas sobre como os consumidores compram, vou iniciar hoje uma série de posts com meus comentários sobre este processo. E este é justamente o primeiro.

#1 princípio: Comprar não é um evento isolado. É um processo.

Seja quando for que o consumidor tome a decisão de compra, o resultado final é o produto do processo de comprar.

Lembre-se disso, sempre. Comprar é um processo, não um evento. Não importa se a compra ocorre em um instante ou se ela se prolonga por um período mais ou menos amplo de tempo.

#2 princípio: Toda decisão de compra começa quando tomamos consciência de uma necessidade, seja ela concreta ou da esfera do desejo.

Daí até que se produza a compra há várias etapas. Estas etapas não são lineares e podem ser percorridas em poucos segundos ou levar muitos meses.

Sabe quantos cliques em seus anúncios de AdWords são de usuários que estão apenas descobrindo o problema, necessidade ou desejo que os levou à Internet?

Muitíssimos. A maioria. E não compram de você a menos que você os ajude a entender o que querem ou necessitam.

Amanhã: como o consumidor articula sua necessidade, desejo ou problema?

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Agenda:

Dia 20 de junho, no Rio de Janeiro: Seminário presencial "Arquiteturas Persuasivas Avançadas via Internet".

Às quartas-feiras até 30 de julho, às 10h e às 14h (Horário de Brasília) e aos sábados, às 10h (de Brasília) até 26 de julho, Seminário Virtual "Adwords, 5 Dicas na Prática".

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