AdWords: Dia #2... e depois que fazem clique, e daí?
Para começar, as mesmas palavras de ontem, pra não esquecer: da resposta a esta nova pergunta e da instrumentação inteligente de seu(s) cenário (s) de persuasão depende em boa medida o êxito final de sua campanha com Google AdWords.
Reitero: de nada vale uma super-fantástica-deslumbrante-bem-sucedida campanha que leva os consumidores adequados ao menor custo possível até a porta de sua loja virtual, site empresarial etc.
É preciso conseguir que digam: “Oba! Isto é para mim!” e comprem! Mas, nem sempre esta exclamação se produz instantaneamente. Como acontece com minha própria experiência de compra, em alguns casos, passam-se vários meses até colocar o cartão de crédito para comprar.
É importante esclarecer que decidir comprar e efetivamente comprar não é a mesma coisa. E isto tem, como veremos, conseqüências importantíssimas sobre sua taxa de conversão.
Reitero: de nada vale uma super-fantástica-deslumbrante-bem-sucedida campanha que leva os consumidores adequados ao menor custo possível até a porta de sua loja virtual, site empresarial etc.
É preciso conseguir que digam: “Oba! Isto é para mim!” e comprem! Mas, nem sempre esta exclamação se produz instantaneamente. Como acontece com minha própria experiência de compra, em alguns casos, passam-se vários meses até colocar o cartão de crédito para comprar.
É importante esclarecer que decidir comprar e efetivamente comprar não é a mesma coisa. E isto tem, como veremos, conseqüências importantíssimas sobre sua taxa de conversão.
O clique que o consumidor faz em seu anúncio durante o processo inicial de busca pode encontrá-lo sem uma
definição clara de seu problema. E enquanto isso perdurar (a falta de definição) ele não comprará.
Acredite: esse clique tem um potencial de conversão imediata próximo de zero.
Repito: quase Z-E-R-O.
definição clara de seu problema. E enquanto isso perdurar (a falta de definição) ele não comprará.
Acredite: esse clique tem um potencial de conversão imediata próximo de zero.
Repito: quase Z-E-R-O.
Ontem fiz esta pergunta:
“Sabe quantos cliques em seus anúncios de AdWords são de usuários que estão apenas descobrindo o problema, necessidade ou desejo que os levou à Internet?”.
Veja este exemplo real que foi enviado por uma de minhas leitoras, surgido da análise das expressões de busca (palavras-chaves) utilizadas para encontrar o site da empresa. A empresária qualificou as buscas em várias categorias: “interessa”, “procura minha empresa” etc. (eram mais de 1.200 expressões, fornecidas pelo relatório do host de seu site).
Interessa: 16,50%
Procura minha empresa: 2,84%
O que está procurando? 0,36%
Concorrente? 0,92%
Interessa pouco: 4,27%
Outros 75,11%
“Sabe quantos cliques em seus anúncios de AdWords são de usuários que estão apenas descobrindo o problema, necessidade ou desejo que os levou à Internet?”.
Veja este exemplo real que foi enviado por uma de minhas leitoras, surgido da análise das expressões de busca (palavras-chaves) utilizadas para encontrar o site da empresa. A empresária qualificou as buscas em várias categorias: “interessa”, “procura minha empresa” etc. (eram mais de 1.200 expressões, fornecidas pelo relatório do host de seu site).
Interessa: 16,50%
Procura minha empresa: 2,84%
O que está procurando? 0,36%
Concorrente? 0,92%
Interessa pouco: 4,27%
Outros 75,11%
Faça as contas.
Para minha leitora, 80,66% estão buscando “algo” com o negócio de sua empresa, mas não é claro o que querem.
Com toda certeza, estão numa etapa de não-definição de seu problema, necessidade, desejo.
Para muitos empresários, estes consumidores “interessam pouco”ou estão na categoria de “outros” (que quer
dizer...”não interessam de jeito nenhum”).
A conclusão óbvia é: são cliques desperdiçados de gente que não comprou de mim. Certo?
Ouso dizer que estão completamente equivocados.
-----------------------------------------------
Quais são as oportunidades que estes consumidores representam?
I-MEN-SAS. Reitero: I-MEN-SAS.
Para aproveitá-las, é preciso formular-se a pergunta que se fez minha leitora: “Depois que clicam, o que devo fazer?”.
Pense. Amanhã lhe dou uma ajuda na resposta!
Para minha leitora, 80,66% estão buscando “algo” com o negócio de sua empresa, mas não é claro o que querem.
Com toda certeza, estão numa etapa de não-definição de seu problema, necessidade, desejo.
Para muitos empresários, estes consumidores “interessam pouco”ou estão na categoria de “outros” (que quer
dizer...”não interessam de jeito nenhum”).
A conclusão óbvia é: são cliques desperdiçados de gente que não comprou de mim. Certo?
Ouso dizer que estão completamente equivocados.
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Quais são as oportunidades que estes consumidores representam?
I-MEN-SAS. Reitero: I-MEN-SAS.
Para aproveitá-las, é preciso formular-se a pergunta que se fez minha leitora: “Depois que clicam, o que devo fazer?”.
Pense. Amanhã lhe dou uma ajuda na resposta!
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Agenda:
Dia 20 de junho, no Rio de Janeiro: Seminário presencial "Arquiteturas Persuasivas Avançadas via Internet".
Às quartas-feiras até 30 de julho, às 10h e às 14h (Horário de Brasília) e aos sábados, às 10h (de Brasília) até 26 de julho, Seminário Virtual "Adwords, 5 Dicas na Prática".
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