segunda-feira, 9 de junho de 2008

AdWords: dormindo com a orelha em pé e "pulando para fora da garrafa"

Começo o post de hoje com uma pergunta: a cada quanto tempo você dá uma espiada atenta no comportamento de seus concorrentes na web? Todos os dias? Ótimo!

Mas, o que você faz com esta informação?

Num de meus seminários virtuais, precisamente no de 12 de janeiro passado, Marcelo de São Paulo, Brasil, descobriu que o que tinha em sua matriz de análise de mercado era suficiente para mudar boa parte de sua campanha e torná-la mais rentável.

“Jorge: Fiquei muito impressionado por descobrir a informação que estava todo o tempo diante de meus olhos e eu não conseguia enxergar. Quando terminei o seminário me dediquei a completar a matriz e hoje, apenas três dias depois, posso lhe assegurar que valeu a pena”.

Bom, se Marcelo consegue aplicar esta valiosa ferramenta de uma "Matriz de Pesquisa de Mercado" no dia-a-dia... ele pode dormir tranqüilo... está irremediavelmente condenado a ter muito sucesso com sua campanha de Google AdWords.

É assim. Os segredos mais difíceis de descobrir são aqueles que estão, precisamente, diante de nós. Por isso divo que se deve aplicar a estratégia da “orelha em pé”: todo o tempo bem alerta para reagir mais rápido que os outros, neste vasto mercado da web.

Mas, para ficar no tema da observação e da análise. Você já reparou como seria difícil ler o rótulo de uma garrafa de dentro dela? Concorda?

Você até pode concordar, mas aí me perguntaria: mas o que isso tem a ver com AdWords?

A questão é a seguinte: é praticamente impossível que um anunciante possa perceber a realidade de sua empresa e de seu negócio de dentro da própria empresa.

E o problema é que muitos empresários praticamente “mergulham de cabeça” no AdWords, apenas com uma visão de si mesmos e de seu negócio, de dentro de sua empresa.

Sem explorar o mercado, sem saber o que está acontecendo à sua volta e sem dar uma olhada
profunda em seus produtos e serviços.

Os resultados não se fazem esperar: objetivos não atingidos e abandono da campanha ao cabo de muito pouco tempo.

A “Síndrome de Dentro-da-Garrafa” é, muitas vezes, a razão deste fracasso. O remédio é simples: “Sair para Fora-da-Garrafa” .

Simples e muitas vezes doloroso. Mas sem dúvida, Surpreendentemente Rico de Idéias e Re-velador.

Se você quiser aprender um pouco mais sobre esta síndrome, vai encontrar este conceito no livro: "Wating For Your Cat to Bark?" (algo como "Esperando que Seu Gato Ladre?"), dos irmãos Bryan & Jeffrey Eisenberg, disponível na Amazon.com.

Lembro-lhe que pesquisar o mercado é uma ATITUDE e que não se deve deixar NUNCA de fazer...

Estar dentro da Garrafa o tempo todo, NÃO FUNCIONA.

Abraço e Bons Negócios!

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Agenda:

Dia 20 de junho, no Rio de Janeiro: Seminário presencial "Arquiteturas Persuasivas Avançadas via Internet".

Às quartas-feiras até 30 de julho, às 10h e às 14h (Horário de Brasília) e aos sábados, às 10h (de Brasília) até 26 de julho, Seminário Virtual "Adwords, 5 Dicas na Prática.

Um comentário:

Lomyne disse...

Difícil é abrir a cabeça de um empresário com Síndrome de Gabriela, daqueles que faz levantamento de informação com seus stakeholders e diante da análise simplesmente chega à conclusão de que todos estão errados e não entendem nada do que é melhor para a empresa porque estão fora dela...

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