segunda-feira, 9 de junho de 2008

AdWords: o último 3 da Regra de Ouro 3-30-3

Às 07:51 a.m. de sexta-feira dia 12 de janeiro de 2007, um jovem, vestido de jeans com uma camiseta por fora da calça, ficou parado na estação de metrô Plaza Station, na cidade de Washington, D.C. Era a hora de maior fluxo de pessoas. Quase todos, funcionários públicos de nível médio.

O desconhecido tira um violino de um estojo reluzente que coloca no chão e põe umas moedas dentro. Afina cuidadosamente o belo instrumento e começa a tocar uma das mais difíceis peças já compostas para violino: a Chacona de Bach.

Também começa um dos mais surpreendentes experimentos sociais de que tenho notícia.

Ao fim de 45 minutos de execução de seis peças de excelente música clássica, estes foram os resultados:

  • passaram 1.070 pessoas
  • 27 deram dinheiro
  • quase ninguém parou para escutar
  • em nenhum momento se formou um grupo
  • 32 dólares e moedas foi o que o músico de rua arrecadou.

Nada mal, não é?

Provavelmente nada mal se não fosse o fato de que o músico "de rua" era na verdade Joshua Bell, um dos três maiores violinistas do mundo, se seu violino não fosse um Stradivarius de três milhões e meio de dólares (valor de compra) e se não tivesse executado – brilhante e apaixonadamente – seis das mais bonitas e difíceis composições para violino de todos os tempos.

Como diz meu guru, Perry Marshall, provavelmente se tratava de uma hora inadequada, de pessoas inadequadas e, sobretudo, de um Contexto Inadequado.

Três dias antes, Joshua havia dado um concerto no Symphony Hall de Boston. Não havia ficado nem um só lugar vazio e a entrada custava US$ 100,00 em média.

E você, caro (a) leitor (a) que tem excelentes produtos e serviços em seu site, que leva centenas de pessoas com a ajuda de Google AdWords..., pense um pouco... será que está levando as pessoas certas, na hora certa e para um contexto adequado?

Contexto (seu sítio web) é provavelmente a causa mais importante para que "sua música" seja apreciada, os consumidores parem para "escutá-la", paguem por ela e aplaudam de pé depois!

Disso tratam os [3 minutos] da Regra de Ouro: produtos e serviços excepcionais são condição necessária, mas não suficiente.

Contexto para um produto é a principal razão pela qual pagamos X em um restaurante por uma garrafa de vinho e 2X em outro restaurante exatamente pela mesma garrafa de vinho.

Depois de ter os usuários certos, na hora certa, à sua porta e dentro de sua loja virtual (AdWords é fantástico para isso), é hora de colocá-los no contexto adequado.

Como está seu cenário de persuasão, caro (a) leitor (a) ?

Olhe dentro do estojo de seu violino e faça a conta.

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Agenda:

Dia 20 de junho, no Rio de Janeiro: Seminário presencial "Arquiteturas Persuasivas Avançadas via Internet".

Às quartas-feiras até 30 de julho, às 10h e às 14h (Horário de Brasília) e aos sábados, às 10h (de Brasília) até 26 de julho, Seminário Virtual "Adwords, 5 Dicas na Prática".

Um comentário:

Lomyne disse...

Percepção de valor é muito mais importante do que o valor em si, pelo que sei. Para provar isso, temos a Zara que vende produtos com qualidade semelhante aos da Renner, mas cobra o triplo - simplesmente porque sabem vender experiência de consumo e agregar valor.

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