sexta-feira, 21 de maio de 2010

e-Marketing: Vender pela Internet? Sim, mas vender o quê?

Você certamente já pensou alguma vez em vender alguma coisa na Internet, não é?

Bem, esta série, que pretendo desenvolver em 5 posts em 5 dias, trata de um tema crítico: o que vender na Internet?

Um dos grandes, enormes, problemas no mundo dos negócios na Internet é o modelo “torne-se rico-rapidamente-e-facilmente-com-a-Internet”.

Seguido do “pague-me-a-mim-que-eu-lhe-direi-como-fazer-isso".

Hahahahahahaha!

Já ouviu isso? Com certeza, sim. Sabe qual é o resultado?

O resultado é a crença de que basta escolher algo – qualquer coisa – colocá-la à venda e fazer fortuna na Internet.

Esta história que vou contar agora é bem conhecida, mas vai me permitir lhe dar um exemplo simples.

Em 1848, poucos sabiam da existência de ouro na Califórnia. E os que sabiam, não contavam a ninguém. Até que chegou Sam Brannan. Quando Sam ficou sabendo do ouro, fez o seguinte:

1) Comprou todas as pás, picaretas e panelas que encontrou pela frente (também whisky, rsrsrs...).
2) Foi para San Francisco e anunciou a grande descoberta, mostrando uma garrafa cheia de ouro em pó como prova.

Milhares de pessoas se precipitaram até o American River com seus sonhos de se tornarem rapidamente ricas.

E sabe de quem compraram as pás, picaretas e panelas (e whisky, porque ninguém é de ferro, certo?).

Com certeza você adivinhou!

Compraram de Sam Brannan a preços altíssimos. Como se diz no Rio da Prata (minha terra natal), Sam "os matou" com os preços que lhes cobrou. Os preços eram tão altos que Sam se tornou rico em menos de 10 semanas.

Porém, não aconteceu a mesma coisa com a maioria daquelas pessoas que procuravam ouro. Alguns poucos, muito poucos, fizeram muito dinheiro.

À medida que o ouro que estava na superfície foi retirado, o resto do metal, com toda certeza, continuava incrustado na pedra, e não havia pás nem vontade humana capaz de arrancá-lo de lá facilmente!

A Internet é um pouco assim.

Algumas empresas fizeram muito dinheiro da noite para o dia (Google, Yahoo!, YouTube, serviços de hosting etc), mas estes são exemplos raros.

Para todos os outros, incluindo a mim mesmo, a Internet é um mercado livre e imenso, acessível para qualquer um que tenha tempo, ferramentas, trabalho ético e inteligência.

Já não é tão fácil quanto há 15 anos.
Mas, aqui está o problema que quero lhe explicar. Hoje existem milhares de pessoas, provavelmente milhões correndo para a Internet, pensando em tornarem-se ricas instantaneamente. E lá estão os Sam Brennan esperando-as com suas pás e picaretas... só que...

O mercado está saturado e as oportunidades rentáveis – o ouro – estão muito mais difícil de encontrar.

Lembre-se então que embora haja uma profusão de ofertas do tipo “o-que-você-está-esperando-para-tonar-e-rico-rapidamente-seu-idiota?”, estes modelos se parecem muitíssimo com a história da corrida do ouro e das pás e picaretas de Sam.

A questão é que o ouro fácil já foi tirado.

Em vez de cair nessa, trate de encontrar um problema ou necessidade e então venda a solução ou o satisfator para esse problema ou essa necessidade.

Antes de me despedir por hoje, recorde o objetivo desta série:


Como utilizar uma pequena quantidade de energia para obter um grande impacto ou como trabalhar de forma mais inteligente ou como encontrar caminhos para fazer as coisas de maneira mais eficiente. Na Internet, é claro.


A história de Sam Brannan, grande marqueteiro, aqui.


Bons negócios!

Nenhum comentário:

Minha Seleção