sábado, 22 de maio de 2010

Como evitar 3 erros muito frequentes ao escolher um produto ou serviço para vender por Internet?

Olá,

Se você conseguiu escapar das garras de Sam Brannan (lembre-se do post anterior), hoje é dia de lhe ajudar a evitar três erros muito frequentes quando se escolhe que produto vender ou ao qual se dedicar em suas atividades empresariais on-line.

#1 - Oportunidade versus Paixão

Alguém disse que as pessoas fazem coisas horríveis por causa de dinheiro, inclusive trabalhar.
E eu acrescento: você pode escolher um negócio que aparece como uma grande oportunidade, mas se não lhe provocar paixão, não lhe gerar a energia necessária para percorrer o caminho, você nunca terá sucesso.

Digo-lhe uma coisa: não existem oportunidades melhores ou piores. Se você escolher uma oportunidade de negócios que lhe apaixone, mesmo que essa oportunidade seja pequena, isto será muito melhor que escolher uma grande oportunidade.

Confúcio, pensador chinês do século V a.C., disse: “Escolhe um trabalho que ames e não terás de trabalhar um único dia em tua vida”. Se você substituir a palavra “trabalho” por “negócio”, além de não trabalhar, você terá muito mais chances de conseguir o que quer como empresário ou empresária.

#2 Colocar a carroça na frente dos bois

Aplicado ao mundo dos negócios on-line, se você desenvolver ou escolher um produto ou serviço sem ANTES saber se alguém o está procurando, se alguém o deseja ou necessita, parece coisa de loucos, concorda? ... Pois esta atitude é muito mais comum do que você possa pensar.

E digo mais: no mundo dos negócios on-line, saber se algo tem demanda só requer saber onde procurar e como. Só isso... não se paga nada para obter a resposta.

Colocar o carro diante dos bois, mais que um erro, é um verdadeiro pecado.

#3 Esperar uma venda no primeiro contato
Mais de uma vez eu disse que o marketing tem a ver com construir relações. É o processo de construir relações. Não tem nada a ver com transações.

Este exemplo é clássico. Imagine que você conheceu uma linda e interessante mulher (minhas leitoras, usem a imaginação e façam as adaptações). Suponha que no primeiro encontro, você a convide para jantar. O que aconteceria se depois de sentarem à mesa, você dissesse ou escutasse um “quer casar comigo?”?

É quase certo que não funcionaria.

O marketing tem a ver com construir relações pessoais.

Requer tempo,
requer esforço,
requer compromisso, para gerar confiança e credibilidade e relações de longo prazo.

Por isso é que a paixão é necessária: as vendas não acontecem magicamente e você deverá ser paciente. Se o motivo não está dentro de você, a motivação não virá de fora.
Como no exemplo do jantar, você deve estar preparado(a), pois será necessário mais de um 'encontro’ com o consumidor antes que a venda aconteça.

Muita paixão, verificar a demanda e construir relações de longo prazo resumem este post.

Bons negócios.

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