domingo, 23 de maio de 2010

Como ter certeza de que as pessoas estão procurando isso que você pensa vender?

Olá,

Quase todos e todas já tivemos uma ideia de negócio que não havia ocorrido a alguém antes.

Eu já tive uma “boa ideia”. Foi em 1997. Chamei-a www.PlenoEmpleo.com. Essa empresa foi comprada por um dos jornais mais importantes do Uruguai e por mais três acionistas.

Apesar disso, tinha um problema: chegou muito cedo à Internet.

Para escolher o que você vai vender pelo menos deve ter certeza de que:

a) há gente suficiente buscando esse produto ou serviço,
b) você poderá vendê-lo com lucro,
c) não há saturação de concorrentes,
d) você poderá desenvolver um produto de nicho e poderá “tornar-se dono” dele.

Observe a demanda: Quantas pessoas estão buscando o produto que você está pensando vender?

Esta ferramenta do Google https://adwords.google.com/select/KeywordTool lhe facilitará o trabalho.

Exemplo #1:
“bijuterias” 368.000“bijuterias em prata” 1.600

Exemplo #2:
“pocker” 3.350.000 “e-book pocker” 1.900

368.000 e 3.350.000 parecem números bem interessantes, certo?
Não necessariamente.
Se você estiver pensando em encontrar um nicho de mercado próprio, é melhor focar-se em “bijuterias de prata” ou “e-book pocker”.
Você entende por quê?

Agora olhemos a oferta (os concorrentes):

Vamos utilizar www.Google.com.
Escreva as mesmas expressões que você utilizou na etapa anterior.
Clique nos links que a página de resultados lhe mostra.
Que produtos oferecem?
São produtos similares ao que você pensa vender?
São distribuídos nas mesmas regiões do país?
E os preços como estão?
Que benefícios acompanham o produto? (frete, garantia?)
Mova-se horizontalmente:

Comida para gatos
Comida para cães

Mova-se verticalmente e faça buscas mais específicas.

Exemplo:
Treinamento para cães
Treinamento para bull-dogs.

Teste, teste e teste. Essa é a receita.

É claro que existem muitas outras ferramentas de acesso livre e que existem ferramentas muito sofisticadas, com custo. Mas, este método simples, em duas etapas, tem o básico para que você não gaste dinheiro com uma ideia sem futuro.
Bons negócios!

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