segunda-feira, 24 de maio de 2010

Como escolher o melhor método de distribuição para seu produto?

Deixei você pensando com o último post?

Estou me especializando nisso... em deixar você pensando, pois ir para a Internet fazer negócios on-line, em geral, não é rápido, nem barato ou tranqüilo como muita gente acredita.

Um aspecto muito descuidado do projeto de negócio é a logística da distribuição.

Muitos negócios on-line fracassam porque não planejam como é que vão fazer chegar o produto ao cliente, por exemplo.

Decidir qual é o melhor ou os melhores métodos de entrega depende, em parte, do tipo de produto ou serviço que você vende.

Alguns produtos, como meus seminários on-line ou meus serviços de consultoria, são entregues inteiramente de forma digital. Não envio nada físico.

Parece fantástico, não é? Porém, em meu caso, tive de contratar um bom serviço de sala virtual, pois de nada vale que meu seminário AdWords seja bom: se os clientes não conseguirem entrar na sala, ou se for difícil o procedimento, ou se o curso se interromper, ou se a interface não estiver em português, então o serviço NÃO será satisfatório.

Qual é minha sugestão?

Se seu produto for digital, provavelmente você poderá distribuí-lo simplesmente enviando um link para que seu cliente o descarregue no próprio computador.

É o caso de:
- Arquivos MP3
- E-books
- Vídeos
- Serviços de treinamento ou consultoria on-line
- Serviços de tradução.

Em outros casos, o produto é físico e não poderá ser descarregado diretamente de seu site.
Você deverá planejar com cuidado o processo de entregá-lo ao cliente.

Repito, se lhe parece fácil ou um tema pouco importante, há algo errado em seu projeto.

Seja como for, há dois pontos que você deve considerar antes de decidir como você vai fazer chegar seu produto a seus clientes:

1) Qual é o método ou métodos de entrega que seus clientes preferem?
2) Como você planeja a distribuição de maneira a satisfazer seus clientes E ter um custo compatível com sua rentabilidade.

Hoje falei com meu colega Roberto Camargo e ele me dizia:
"Há #10 razões ou mais pelas quais um empresário não deveria criar uma loja virtual. Uma delas é acreditar que a distribuição é um assunto fácil de resolver. Muitas lojas on-line, comenta Roberto, fracassam justamente por isso".

Ouça a entrevista que fiz a Roberto aqui.

Se fiz você pensar, leitor/a, esse era exatamente meu objetivo.

Bons negócios!
.

Nenhum comentário:

Minha Seleção