sexta-feira, 20 de junho de 2008

AdWords: cenários persuasivos que vendem

Venho usando nos últimos meses a palavra “cenário” ligada à palavra “persuasão”.

Quando levamos os consumidores adequados ao menor custo possível com Google AdWords até a porta de seu “cenário”, devemos ter um “Cenário Persuasivo” para recebê-lo.

O que é um Cenário Persuasivo?

É uma história, como se fosse a trama de uma novela ou filme.

Um cenário é formado por componentes persuasivos que conduzem ou levam o consumidor a participar de uma ação de conversão, cujo resultado final pode ser uma venda ou um formulário a ser preenchido com todos os dados ou uma doação. Seja o que for que aquele cenário queira que o consumidor faça.

Esta trama acontece aonde?

Uma das respostas mais óbvias é “no meu sítio web”. “É ai onde eu os levo!”

Bem, é claro, esta é a resposta comum, mas um Cenário de Persuasão desenhado com uma arquitetura eficiente (muito persuasiva) tem outros elementos além do próprio sítio web.

Alguns desses elementos que nos ajudarão na tarefa de persuadir nossos potenciais clientes serão lineares ou seguirão uma trajetória linear. Outros serão não-lineares, seguirão trajetórias “para a frente e para o lado” do consumidor. Dentro e fora do seu sitio web.

Quase com certeza você não planejou seu “Cenário Persuasivo” pensando nessas trajetórias. Mas, está em tempo, acredite.

Todos os elementos de nosso enredo devem ser orientados ao cliente (lembre-se do “marketing de intenção”, do mercado de nichos) e baseados em como cada consumidor ou cada tipo de consumidor aborda a decisão de comprar. Esses elementos têm foco preferencialmente na compra mais do que na venda.

Com Google AdWords trazemos os consumidores adequados até a porta de nosso cenário, ao menor custo possível. Lembre-se de que a Persuasão (a Compra) ocorre quando as pessoas percebem que estão no caminho de obter o que querem.

Dê-lhes as respostas de que necessitam e eles comprarão de você.

Crie “cenários persuasivos”. Alguns exemplos de Cenários Persuasivos reais, que podem melhorar rapidamente suas taxas de conversão (=mais vendas!) e inspirar você a criar seu próprio cenário, por analogia:

-Se alguém busca “como emagrecer”, não o leve à home page da loja virtual ou a um produto específico. Leve-o a uma página onde ele encontre alternativas para emagrecer, seus fundamentos, prós e contras. E forneça “saídas” (pontos de resolução) que levem a um passo mais próximo do ponto de conversão.

- Se alguém busca “Bioslim Shake Diet” não o direcione a Perguntas Mais Freqüentes (FAQ’s) sobre como perder peso, leve-o diretamente à sua vitrine virtual onde está o produto, a informação e o link para comprá-lo (baliza de conversão).

Com Google AdWords, utilizar o mesmo anúncio e a mesma página de pouso NÃO funciona!

-Se você está oferecendo na expressão-chave “opções de negócios” ... leve o visitante a uma página específica de seu Cenário de Persuasão que fale de “opções de negócios” logo na primeira linha de sua página. DEPOIS – e só DEPOIS – pode falar de outras coisas.

-Experimente variações dos cenários com a tecnologia Google Website Optimizer. É grátis e muito, muito eficiente.

Acredite, Cenário de Persuasão realmente faz um bom trabalho para você.

Como diz Perry Marshall, o “ponto” não está em “ter tráfego”, mas em conseguir gente que compre.

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Agenda:

Dia 20 de junho, no Rio de Janeiro: Seminário presencial "Arquiteturas Persuasivas Avançadas via Internet".

Às quartas-feiras até 30 de julho, às 10h e às 14h (Horário de Brasília) e aos sábados, às 10h (de Brasília) até 26 de julho, Seminário Virtual "Adwords, 5 Dicas na Prática".

Dia 9 de julho, às 10h e às 14 h, Seminário Virtual Arquiteturas Persuasivas Avançadas: como persuadir clientes via Internet, Módulo I (com 2 horas de duração).



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