terça-feira, 9 de dezembro de 2008

CTR & CPC [parte 2 - segredo revelado]

Desde agosto 2008 Google AdWords incorporou o Índice de Qualidade (IQ) para avaliar pelo menos dois aspectos de suas palavras-chaves:

- o CTR (taxa de cliques), isto é, a relevância do texto do anúncio em relação à expressão de busca utilizada pelo usuário, e

- a relevância da página de destino (tecnicamente chamada em inglês “landing page”), isto é, o grau de relação entre o conteúdo da página para aonde o usuário é
conduzido quando faz clique sobre seus anúncios e a expressão de busca utilizada.

Ótimo, OK ou Insatisfatório, una dessas será a “nota” de cada uma de suas palavras-chave.

A razão pela qual é importante estar atento a essa NOTA é que ela vai ter muito a ver com o que você pagará por um clique em um anúncio vinculado a essa palavra-chave.

Você já tem um bom IQ mas fez mudanças e agora o custo do clique foi para as nuvens?

O “normal” é ter que esperar desde alguns dias até várias semanas para que o “histórico” do IQ se recupere e com isso, custos mais baixos.

Porém, prometi explicar como fazer para que isto não aconteça.

Esta é uma das estratégias que permitem a atualização quase instantânea do IQ:

1) você precisará utilizar o AdWords Editor;
2) em lugar de mudar os grupos, faça uma cópia deles;
3) mude o que desejar nos grupos clonados;
4) pause os grupos antigos;
5) suba as mudanças. [FIM]

O novo grupo ou grupos refletirá (ão) imediatamente o IQ dos grupos pausados.

Assim, poderá testar o efeito de diferentes landing pages ou variações dos anúncios, por exemplo, sem afetar seu IQ e conseqüentemente, seus custos por clique e sem necessidade de esperar um mês.

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