quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Mensagens: a intencionalidade ocultra por trás das palavras-chave

Resposta # 01
-------------
Olá Jorge.

Acompanho com interesse seus emails e já que você me convidou a participar, aqui vai o que acho.

Televisão = Alguém quer informações sobre uma TV. Ainda não definiu nenhuma característica adicional sobre a mesma e é quase certo que irá refinar sua busca até achar o que deseja.

HTDV (creio que é HDTV o correto) = A pessoa já tem definido que quer informações sobre uma TV e que está interessado em uma TV de alta definição conhecida como HDTV.

Phillips 37 LCD HDTV = A pessoa já sabe exatamente o que quer. Provavelmente irá comprar tão logo ache a condição comercial mais favorável.

Phillips = Como a pessoa não associou a palavra Phillips com algum modelo de aparelho deste fabricante, provavelmente apenas tem interesse em obter mais informações da empresa. Creio que de todos, este é o que tem o menor chance de efetuar uma compra.

Bom meu amigo, fico feliz em poder ter uma participação mais ativa e aproveito para agradecer as excelentes dicas.

Atenciosamente,

Cosme
------------------------------------------------------------------------------
Resposta # 02
-------------
Olá Jorge,

Televisão - Pode procurar por canais de televisão, programas, programação, entre outras coisas. Não necessariamente procura comprar uma televisão.

HTDV - Está procurando a tecnologia da televisão, mas de maneira errada. Poucas chances de comprar, acredito que esteja pesquisando preços, marcas e a tecnologia.

Phillips 37 LCD HDTV - Altas chances de comprar. Procura marca, modelo e tecnologia. Já deve saber o que procura e porque procura.

Phillips - Idêntico ao primeiro. Poucas chances de comprar. Pode estar interessado na marca apenas, em novos lançamentos de produtos, assistência técnica, enfim, uma infinidade de opções.

Acho que é isso.

Att,
Tiago
------------------------------------------------------------------------------
Resposta # 03
-------------
Olá, Jorge!
Encontrar seu site - o que, aliás, foi bem fácil - me deixou mais confiante para começar a trabalhar com o Google Ad Words. Obrigada!

Respondendo:
Quando o internauta digita 'televisão', está sendo bastante genérico. Penso que, os novos internautas, não tendo muito noção do que é um site ou engenho de buscas, pode digitar televisão para procurar por programas de televisão, para saber sobre televisão ou mesmo para comprar televisão.
Quando digita HTDV me parece que ele quer saber o que é isto. Mas também pode ser que queira compra um aparelho HTDV.
Se digita Phillips 37 LCD HDTV, ou quer ver o manual ou quer comprar.
Phillips? Não tenho idèia do que ele quer. Pode ser qualquer aparelho ou nenhum, mas enfim, em todos os casos, ele pode ter a iantenção de comprar. Ou não?

Atenciosamente,

Tereza
------------------------------------------------------------------------------
Resposta # 04
-------------
Jorge, boa tarde!

O consumidor deixa-se entender através das palavras-chaves que escreve. Se eu fosse esse consumidor, estaria pensando da seguinte maneira:

Televisão: Estou interessado em saber sobre televisões, qual a melhor marca, modelo, preço e tudo mais;

HDTV: Não quero qualquer televisão , quero uma HDTV ou quero saber mais sobre esse sistema;

Phillips 37 LCD HDTV: Vi na televisão, no radio, jornais ou qualquer outro meio de comunicação o anúncio sobre essa TV especificamente, e estou interessado nele; como funciona, qual o menor preço, acessibilidade e tudo mais.

Phillips: Quero um produto Phillips, ou saber mais sobre a Phillips. Não interessa outra marca.

No frigir dos ovos, acho mesmo que o consumidor em potencial está procurando uma TV Digital de preferência Phillips.

Bom, seria mais ou menos isso que estaria pensando se fosse esse consumidor...

Grande Abraço!
Marcelo

4 comentários:

Batista disse...

Ola Jorge e demais colegas, não tive tempo de responder o e-mail.
Eu trabalho com consertos de televisores, e as coisas incríveis que os futuros clientes digitam para chegar ao meu site !!!! Tem um que digitou - conserto tubo sony -
quando na realidade ele queria consertar um televisor da marca Sony . E por ai vai .
Querem visitar o meu site, digitem no google - consertos de televisores -
Abraços
Batista

Anônimo disse...

Olá Jorge, boa tarde.

Primeiramente, existem pontos de pesquisa e pontos de interesse nesses termos de busca, exemplo:

Televisao - Quer saber sobre quem inventou, que ano inventou, como forao as primeiras inventadas ou até mesmo precisa da imagem de uma tv qualquer para uma criação publicitária etc. Nenhuma ligação com compra efetivamente.

HTDV - Pessoa desconhecedora da tecnologia e nao sabe sobre o significado de HDTV. Entretanto o google faz a sugestão correta, ou seja HDTV, que levara o internauta ao termo correto. Na verdade, quer apenas saber sobre a tecnologia, nao exatamente sobre TV HDTV, pois existem hoje em dia uma gama muito variada de itens com saida HDTV, como consoles, DVD-Players e até mesmo notebooks.

Phillips 37 LCD HDTV - Esta procurando pelo produto especifico com a intensão da compra, mas primeiramente quer consultar configurações, pontos fortes e fracos do aparelho ou simplesmente pode ser algum lojista querendo copiar o cadastro de um site ou a foto do produto...rsrs.

Phillips - Provavelmente teve algum problema com algum produto da philips e quer um contato, seja um e-mail, SAC ou 0800 da empresa. Porque quando utilizado Philips na busca, a primeira opção que temos é o site institucional desta empresa.

Quando há a intenção da compra 100% realista, o consumidor procura por termos como comprar tv lcd, ou comprar tv 32 polegadas e assim vai...

Obrigado pela oportunidade.

Lucas

Piter Fuentes disse...

Sensacional!
Definitivamente o AdWrods é um jogo de raciocínio lógico. Quem o utiliza com esse perfil tem um custo menor e ainda mais retorno efetivo em valores financeiros.
Parabéns pela iniciativa!

ATA COMUNICAÇÃO DIGITAL disse...

Primeiramente, gostaria de parabenizar o Jorge Aldrovandi.

Achei super bacana as respostas, e estou entusiasmada em trabalhar com adwords.

Minha Seleção